Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
Outubro Rosa no Alto Vale
Saude | 03/10/2017 08:27 | Diário do Alto Vale | Fotos:

O mês mais “rosa” do ano chegou, e trouxe com ele a responsabilidade de conscientizar a população acerca do câncer de mama. Em todo o mundo, prédios e locais históricos serão iluminados e decorados com tons de rosa para ressaltar a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce da doença. No Alto Vale, não será diferente: entidades já estão engajadas na campanha Outubro Rosa e promovem durante todo o mês diversas ações de conscientização.

 

O primeiro evento da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Rio do Sul foi realizado no domingo (1º). De acordo com a presidente da RFCC, Marilu Altiva Mattos Murara, a entidade promoveu um culto e as voluntárias aproveitaram a ocasião para falar sobre o trabalho que a Rede faz e distribuir panfletos. Já no próximo sábado (7), uma missa está programada para as 7h, no bairro Santana.

 

A presidente ressalta que as atividades promovidas pela Rede se estenderão durante todo o mês de outubro. Serão diversas ações como panfletagens nas ruas da cidade, venda de artigos, além de palestras em escolas e empresas da região. “São várias palestras falando sobre o Outubro Rosa, sobre prevenção e cuidados, não só sobre o câncer de mama, mas sobre o preventivo também”, explica Marilu.

 

Uma das ações mais importantes será feita todas as terças e quintas-feiras de outubro, das 12h às 17h, quando a Rede realizará exames gratuitos de toque de mama e preventivo do câncer. “O pessoal que trabalha, que está almoçando, às vezes está esperando o segundo turno, pode fazer o exame as terças e quintas, do meio-dia às 17h”, declara a presidente.

 

RFCC Ibirama

 

Fundada em março deste ano, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama também preparou uma programação especial para o mês de outubro. Desde domingo (1º), por exemplo, os principais prédios do município já estão iluminados em rosa para chamar a atenção da população para a importância do movimento Outubro Rosa.

 

Nesta terça-feira (3), a partir das 19h30, acontece um culto ecumênico de ação de graça pela vida. A celebração será realizada na Igreja Martin Luther e toda a comunidade está convidada a participar. Já no próximo sábado (7), das 8h às 12h, as voluntárias da Rede Feminina, com o apoio da Secretaria de Saúde, farão uma panfletagem de conscientização no Centro da cidade. “Durante todo o mês nós vamos realizar várias palestras em empresas e encontros de mulheres. A gente fala sobre a história da Rede e também sobre a prevenção do câncer de mama”, explica a presidente da RFCC Ibirama, Cintia Catafesta Francisco.

 

No dia 22 deste mês, a entidade realizará o principal evento da campanha. Das 8h30 às 12h, a Rede Feminina irá promover em sua sede uma manhã diferente, que inclui uma caminhada pelo Centro da cidade, além de diversas atividades como alongamento, yoga, zumba, torneio de vôlei de areia em duplas, parquinho inflável para crianças, serviço de bar e sorteio de brindes. “Nós também estaremos com o pessoal da farmácia Sesi medindo a pressão arterial das pessoas, e a Secretaria da Saúde vai fazer exame de sangue rápido de hepatite A, hepatite B, HIV e sífilis, então é uma programação para toda a família”, declara Cintia.

 

A programação encerra no dia 28 com o encontro “Momento Rosa”. O evento acontecerá no salão da Associação Hansahoehe, a partir das 15h30, e contará com palestra, sorteio de brindes e brincadeiras com as mulheres. “Esse Momento Rosa é um evento que a Rede realiza todos os meses em um bairro diferente da cidade, então esse Momento Rosa vai ser aqui no Centro”, conta a presidente da entidade.

 

Apesar de ser a primeira campanha do Outubro Rosa realizada pela entidade, Cintia ressalta que a população tem apoiado o movimento, e que as camisetas colocadas à venda pela Rede se esgotaram rapidamente. “Os ibiramenses estão nos apoiando muito, e assim a gente pode realizar um ótimo trabalho de prevenção e dar apoio às mulheres que têm câncer”, conclui.


Carolina Ignaczuk/Diário do Alto Vale

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Avenida Nereu Ramos, 226 - Centro - Taió - Santa Catarina - 89190-000 || Fone/Fax: 47 3562-0139 || E-mail:comercial@radio1047.fm.br
2016 Rádio 104,7 FM, Todos os Direitos Reservados.