Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
PODE PEDIR
SOUZA
Circulação de vírus da dengue tipo 2 traz alerta para intensificar prevenção em SC
Geral | 17/11/2018 08:05 | G1/SC | Fotos:

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Dive-SC) informou que a variação do vírus da dengue do tipo 2 está circulando por Santa Catarina. Na prática, isso significa que quem contraiu dengue em outros anos está novamente suscetível a ter a doença. Por conta disso, a circulação deste sorotipo aumenta ainda mais a necessidade de prevenção e da população eliminar os focos do mosquito.

 

Itapema foi a primeira identificada com a variação de sorotipagem DENV-2 no Estado. Dos 26 casos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, 11 deles tinham esse sorotipo. Segundo o coordenador do programa, nem todos os casos passam por identificação de sorotipagem, por isso os números podem ainda ser maiores.

 

"A dengue tem quatro tipos de sorotipagem, que vai de DENV-1 até DENV-4. Em 2015 e 2016, o que nós tínhamos mais no estado era o DENV-1. O que acontece é que agora Santa Catarina está refletindo o que ocorre no país, que é a circulação do DENV-2", disse Fuck.

Com isso, a pessoa pode contrair até quatro vezes a dengue, segundo Fuck. Ele explica que o organismo cria imunidade contra somente o sorotipo que contraiu, em cada contágio. A doença, no entanto, se manifesta da mesma forma e com os sintomas semelhantes que o vírus sorotipo 1, o que mais circula no Brasil.

 

"Febre, dores de cabeça e no corpo, o curso clínico é o mesmo. Mas, o organismo fica mais sensibilizado. Há mais riscos de desenvolver uma gravidade na segunda, terceira, quarta infecção", explica Fuck.

Um dos quadros mais críticos da doença é a dengue hemorrágica, que atualmente é chamada de 'dengue grave'. Segundo o Ministério da Saúde, a questão com os sorotipos 2 e 3, no entanto, é que eles costumam ser mais agressivos e foram associados ao aumento no número de casos de dengues graves -- como a hemorrágica.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Avenida Nereu Ramos, 226 - Centro - Taió - Santa Catarina - 89190-000 || Fone/Fax: 47 3562-0139 || E-mail:comercial@radio1047.fm.br
2016 Rádio 104,7 FM, Todos os Direitos Reservados.