Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
10 É BOM DEMAIS
CHEILA
Igreja Matriz de Taió é revitalizada
Geral | 14/01/2019 08:27 | Alexandre Salvador | Fotos:

Quem visita o interior da Igreja Matriz Cristo Rei de Taió, se deslumbra com a nova pintura que ocupa a face oeste do templo. As pinturas em iconografia Bizantina, foram feitas pela artista cearense, Maria Fonseca. “Toda obra foi projetada para que a imagem de Cristo Rei fique no centro do painel e de todo o espaço sagrado. Ele também é o centro da vida das pessoas, dos cristãos”, relatou Maria.

 

A artista explicou que o projeto na igreja de Taió, conta com a imagem de Cristo sentado no trono, no centro e nas imagens laterais e os apóstolos e outras cenas bíblicas. Durante o trabalho, que foi finalizado no fim do ano passado, ela fez um pouco de suspense em relação às imagens, mas tudo foi definido previamente com o padre Márcio Loss, responsável pela paróquia local.

 

Ela acredita que a igreja vai ser muito mais visitada depois das pinturas. “Nós temos aqui toda uma composição teológica, cristológica e bem catequética. Então, será um prato cheio pra quem quer estudar e pra quem quer entender um pouco de catequese. Também será um ambiente onde a pessoa poderá ser contemplada pelo próprio Cristo, porque ele em todo espaço, lhe acompanha com o olhar. A pessoa entra num momento de contemplação, de oração e meditação”, disse.

 

Fonseca explicou que o obra sacra nunca será decorativa, ela sempre terá um significado sacro pra Igreja. Ao longo dos anos, por inúmeros motivos, a principal igreja do município, sofreu algumas alterações em comparação à concepção inicial. As torres ganharam telhados, as janelas das duas torres foram eliminadas, assim como alguns vitrais. O altar, inicialmente na face norte, foi mudado para o lado oeste. O piso também foi substituído para facilitar na limpeza.

 

As pinturas tentam resgatar a essência, mesmo com o estilo diferente do inicial. “A palavra de Deus é sempre atual, por isso ela é sacra, até mesmo em outros cultos, como indígenas, você vê sacralidade de uma tradição, mas ela é sempre nova. O painel teve uma pegada um pouco mais moderna, no estilo, mas ao mesmo tempo tem essa tendência”, explicou.

 

A arte desenvolvida pela artista é usado no cristianismo desde a antiguidade e que se conservou até hoje na Igreja Ortodoxa, como expressão de sua fé. As paredes e as abóbadas dos templos, são portadores destas obras de arte que anuncia, em linhas e em cores, a verdade eterna revelada nos Evangelhos: a Encarnação do Filho de Deus para a Salvação da humanidade e do mundo inteiro.

 

 

A concepção da fachada da Igreja Matriz Cristo rei de Taió, foi inspirada na Igreja Notre-Dame de La Salette, construída em 1865, na região dos Alpes franceses. Foi o padre Eduardo Summermatter que sugeriu erguer um templo no município de Taió. Natural da Suíça, padre Eduardo, era devoto fervoroso de Nossa Senhora de Salete e membro da congregação dos Saletinos.

 

Ele foi o responsável pela implantação de estátuas da santa na região. As imagens podem ser vistas no Morro do Santuário, em Salete, no pátio da capela do Seminário Diocesano em Taió e as margens da rodovia BR 470, em Pouso Redondo. O local serve de parada para motoristas que sobem ou descem a “Serra da Santinha”, justamente pela imagem da santa que chora.

 

Ao longo do tempo, a igreja passou por algumas modificações, a mais perceptível, foi a instalação de uma cobertura em formato de cone sobre as duas torres. Depois foi a substituição das janelas das torres por tijolos vazados. Outra reforma substituiu o piso em desenhos de mosaico por um material mais moderno e de fácil limpeza e a mudança do altar que era centralizado em um lateral da igreja. O desenho de uma cruz na escadaria da igreja foi retirado depois da substituição dos pisos. Mudando um dos cartões postais do município. Para o padre Tiago Heinzen, as mudanças fazem parte da evolução natural da sociedade.

 

Por: Jornalista Alexandre Salvador

FOTOS

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Avenida Nereu Ramos, 226 - Centro - Taió - Santa Catarina - 89190-000 || Fone/Fax: 47 3562-0139 || E-mail:comercial@radio1047.fm.br
2016 Rádio 104,7 FM, Todos os Direitos Reservados.