Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
A TARDE É DEMAIS
MARCO ANTONIO
Hospital de Pouso Redondo terá novo mutirão de catarata
Saude | 06/04/2019 09:02 | Helena Marquardt/Diário do Alto Vale | Fotos:
O Hospital Annegret Neitzke, de Pouso Redondo, confirmou que vai realizar na primeira semana de maio mais um mutirão de cirurgias de catarata em parceria com o Governo do Estado. Ao todo serão 800 procedimentos gratuitos para pacientes que aguardam na fila em todo o Alto Vale.

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Daniele Fernandes, explica que o atendimento será via Sisreg, o Sistema de Centrais de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o objetivo é eliminar as filas de espera na região. “Por isso os pacientes precisam estar cadastrados em sua Secretaria Municipal de Saúde no sistema Sisreg. A porta de entrada é o posto de saúde do Município onde um clínico geral faz a solicitação e encaminha esse paciente para atendimento especializado”.

A responsável pelas cirurgias é a empresa de São Paulo que já realizou a primeira edição do mutirão em 2018. “Tivemos um resultado muito positivo com essa empresa e por conta disso optamos em continuar com eles essa parceria que é de todo o Alto Vale e vai beneficiar os 28 municípios. É uma iniciativa muito boa porque a pessoa não precisa sair da região, ela vai ao hospital, a equipe avalia, faz os exames todos na hora e resolve o problema”.

O presidente da Associação Hospitalar Annegret Neitzke, que administra o hospital de Pouso Redondo, Diego Miguel Borba, conta que no ano passado o mutirão já havia sido um sucesso, já que foram realizadas até mais cirurgias do que estavam programadas, e para essa nova edição a expectativa é bastante positiva. “A perspectiva é muito boa. É um trabalho que já foi muito bem realizado na primeira edição e estamos repetindo agora para atender essa demanda da região”, reforça.

As cirurgias de catarata são consideradas simples e rápida e são feitas com anestesia local e sem sangue através uma técnica bastante moderna, por isso os pacientes não precisam sequer ficar internados.

Cirurgias de Pterígio estão sendo avaliadas

Daniele completa dizendo que depois da confirmação do mutirão de cirurgias de catarata para maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Redondo também negocia com o Governo de Santa Catarina um mutirão de cirurgias de Pterígio que é um crescimento benigno de tecido na córnea do olho.

“Agora estamos aguardando a posição do Estado para podermos atender ainda no mês de junho o Pterígio que é uma demanda bastante grande que a gente tem, um outro problema de saúde ocular que afeta bastante a qualidade de vida dos pacientes”, finalizou.

Helena Marquardt


 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Avenida Nereu Ramos, 226 - Centro - Taió - Santa Catarina - 89190-000 || Fone/Fax: 47 3562-0139 || E-mail:comercial@radio1047.fm.br
2016 Rádio 104,7 FM, Todos os Direitos Reservados.