Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
JORNAL DEMAIS NEWS
EZEQUIEL SILVA
Moradores de Taió poderão doar sangue em maio
Geral | 17/04/2019 14:48 | Assessoria de Comunicação | Fotos:

Moradores de Taió poderão contribuir para o banco de sangue do Estado. A Secretaria Municipal de Saúde organiza uma viagem para que pessoas do município possam fazer a doação no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) em Lages.

A viagem está programada para o dia 11 de maio, as pessoas interessadas em contribuir para o banco de sangue do Estado devem entrar em contato com a Secretaria, através do telefone (47) 3562-8383. O limite será de 40 doadores que serão transportados em um ônibus providenciado pela Saúde.

 

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 60 anos, adolescentes de 16 e 17 anos também podem doar desde que acompanhados pelo responsável legal, ambos munidos com documento oficial.

Os doadores devem estar saudáveis e bem alimentados no dia da doação, preferencialmente com alimentos leves nas últimas quatro horas anteriores a doação.

Eles também deverão apresentar documento de identificação oficial com foto.

 

Não podem doar

A doação não é realizada caso o interessado apresente algumas restrições. O doador não pode apresentar febre, tosse, gripe, dor de garganta ou outras infecções, no dia da coleta. Crises alérgicas ou lesões na pele como afta ou herpes também impedem a doação.

Pessoas com problemas cardíacos, ou pulmonares não podem doar, assim como aquelas que foram submetidas a cirurgias recentemente, inclusive implantes dentários.

O doador também deve ter descansado pelo menos seis horas na noite anterior a coleta de sangue, bem como não pode ter ingerido nenhum tipo de bebida alcóolica nas últimas 12 horas, tampouco feito uso de drogas ilícitas dentro do prazo de um ano.

Quem fez tatuagem, micropigmentação, maquiagem definitiva ou colocou piercing nos últimos seis meses também não pode fazer a doação.

A restrição se estende ainda para interessados que se relacionaram com parceiro ocasional, ou que tiveram a manifestação de qualquer doença sexualmente transmissível dentro do período de 12 meses.

 

 

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Avenida Nereu Ramos, 226 - Centro - Taió - Santa Catarina - 89190-000 || Fone/Fax: 47 3562-0139 || E-mail:comercial@radio1047.fm.br
2016 Rádio 104,7 FM, Todos os Direitos Reservados.