Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
PODE PEDIR
SOUZA
Projeto da APAE custeado com recursos do FIA-Fundo da Infância e Adolescência inicia com grupo de pais.
Geral | 23/05/2019 06:46 | Setor de Fiscalização, Tributos, Obras, Parcelamento de Solo e Posturas -Luiz Carlos Teczak | Fotos:

A APAE de Rio do Campo realizou nesta terça-feira o 1º encontro Projeto Grupo de Pais e Família de Pessoas com deficiências e atraso no Desenvolvimento com objetivo de capacitar os familiares de Pessoas com Deficiência e crianças que possuem atraso global no desenvolvimento, com a realização de encontros, confecção e entrega de material informativo, palestras. Serão realizados mais 3 encontros durante o ano de 2019.

O município de Santa Terezinha repassou para a APAE, os recursos do Fundo para Infância e da Adolescência no valor de R$ 2.741,04 para custear as despesas das atividades.

Para o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Sr. Luiz Carlos Teczak, “este foi um grande desafio ao Conselho, pois ninguém tinha conhecimento de como funcionava, mas o conselho foi atrás de informações em outros municípios que fazem e deu certo. Fizemos todo processo respeitando as exigências da lei para que o recurso seja aplicado de forma correta, aprovamos os projetos porque trazem ações novas que atendem a criança e o adolescente, e acrescentou agradecendo o empenho dos membros do conselho e administração municipal por entender que a pessoa deve ser prioridade”.

A Prefeita Municipal Valquíria Schwarz disse que “é uma satisfação realizar mais uma parceria com a APAE, agora para executar projetos que serão financiados com recursos do FIA. A prioridade é a pessoa e prioridade absoluta é a criança e o adolescente como prevê a constituição brasileira. Quero agradecer aqui na pessoa do Luiz o CMDCA, este Conselho tem papel fundamental que além de fiscalizar aplicação dos recursos, é o órgão que propõe políticas para atender quem é mais vulnerável, aplicar o recurso em algo que dê resultado. Então todos os envolvidos no conselho estão de parabéns em organizar todo processo, dentro da legalidade. A administração municipal está à disposição do conselho e da APAE no que precisar para a melhor execução dos projetos”, conclui a prefeita.

Para a presidente da APAE Osnelda Borinelli, “é uma satisfação trabalhar em parceria com o município de Santa Terezinha, com CMDCA, estes são os primeiros projetos que a APAE participa que são financiados com recursos públicos do FIA. Pra nós é novidade a forma de apresentar projeto. Vamos fazer o melhor nosso. E faço um convite venham conhecer a APAE em Rio do Campo”.

Méri Luci Bodemüller Oficiala da Infância e Juventude da Comarca de Rio do Campo, palestrante do dia “inicialmente quero registrar o comprometimento com que a APAE atua, sua estrutura tudo bem organizado, higienizado, ambiente limpo e afetivo. No evento foi ressaltada a importância da família para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, a superproteção, a autonomia, bem como a rede de apoio no cuidado diário. Já na palestra os familiares presentes puderam contribuir com suas experiências, o que trouxe maior aprendizado aos presentes! Reforçado a importante função da APAE com as famílias e com as pessoas com deficiência, através de um trabalho que abraça as esferas da educação, saúde e assistência social”, concluiu Meri.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, através do O 2º encontro está previsto para o dia 16/07 em Rio da Anta.  Ainda será realizado o Projeto Gincana da Prevenção de Deficiências que terá financiamento do FIA no valor de R$ 6.556,23.

FOTOS

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Avenida Nereu Ramos, 226 - Centro - Taió - Santa Catarina - 89190-000 || Fone/Fax: 47 3562-0139 || E-mail:comercial@radio1047.fm.br
2016 Rádio 104,7 FM, Todos os Direitos Reservados.