Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/radio104/public_html/controle/logado/includes/config.php on line 8
Taió se destaca no índice Firjan - Rádio 104.7 FM
Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
IRRADIANDO AMOR
SOUZA
Taió se destaca no índice Firjan
Geral | 13/11/2019 06:50 | Diário do Alto Vale | Fotos:

Elaborado com o objetivo de mostrar como evoluem as principais despesas dos municípios brasileiros, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), calculado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, aponta que Taió foi considerada a cidade com melhor gestão fiscal dentre todas as prefeituras do Alto Vale.

 

O IFPG tem como propósito demonstrar a evolução das principais despesas dos municípios brasileiros. Quatro indicadores são utilizados como base para o levantamento dos dados: autonomia (ter receita própria para pagar as contas), gasto com pessoal, investimento e liquidez. Na pesquisa divulgada semana passada, foram usados dados fiscais oficiais de 2018.

 

De acordo com o índice, Taió tem a 29ª mais bem gerida prefeitura de Santa Catarina, atingindo um coeficiente de 0,8230 pontos de um total de 1.0 possíveis. No ranking nacional, Taió ocupa a posição de número 129.

 

O prefeito Almir Reni Guski (PSDB) conta que recebeu a notícia com surpresa. “Não esperava que fossemos ficar tão bem colocados em um estudo tão importante. Isso mostra a competência da nossa equipe e a seriedade que conduzimos os trabalhos à frente da administração municipal”, comenta.

 

Na última posição no ranking do Alto Vale está José Boiteux. Em Santa Catarina, o município ocupa o 286º lugar, enquanto a nível nacional está em 3.764º lugar com uma 0.3297 pontos. O prefeito Jonas Pudewell (PSD) também se mostrou surpreso com os dados e diz que não tinha conhecimento sobre o estudo. “Enquanto analisávamos os números, foi possível notar que já estivemos em situações melhores em anos anteriores. Temos que ajustar as coisas aqui para melhorar esse índice”, afirma.

 

Entre as ações que pretende adotar para melhorar a saúde financeira do município, o prefeito destacou um programa para receber débitos de dívida ativa, que somam aproximadamente R$ 1 milhão. “Estamos atuando com mais rigidez nas fiscalizações e cobrando de quem deve para a prefeitura”, explica.

 

Santa Catarina

 

O índice mostra uma leve melhora nas contas públicas das prefeituras de Santa Catarina. O número de municípios com nota acima de 0,5, numa escala de zero a um subiu apenas 10. Em 2013, o Estado tinha 243 municípios com nota acima de 0,5. Em 2018, o total subiu para 253 municípios.

 

No Brasil, houve uma piora nas contas públicas nesse período que incluiu os dois anos de recessão e três anos de baixo crescimento.

 

Em Santa Catarina, Turvo, localizado no Sul do estado, foi líder no ranking catarinense com nota 0,9892 e ficou em quinto lugar nacional.



Luana Abreu/Diário do Alto Vale

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Avenida Nereu Ramos, 226 - Centro - Taió - Santa Catarina - 89190-000 || Fone/Fax: 47 3562-0139 || E-mail:comercial@radio1047.fm.br
2016 Rádio 104,7 FM, Todos os Direitos Reservados.